quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cronograma para organização do Laboratório


AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS
Ações
Responsáveis
Data – Período
      1.       Organização do Laboratório
Toda equipe
Quarta-feira: 25/07 - 13h
      2.       Ligar para coleta seletiva
Brígida/Regina
Até sexta-feira: 20/07
      3.       Definir critérios de seleção dos materiais que devem permanecer
Toda equipe
Até quarta-feira: 25/07
  1. Verificar os controles de empréstimos de materiais já existentes
Regina
 a definir
  1. Conversar com os professores do Seminário temático I e II para construírem com os alunos o material da disciplina e entregá-los ao Laboratório de Práticas
Coordenação
 a definir
         6.       Visitação ao Laboratório da Criança: Academia da Criança
Toda Equipe
 a defiinir

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reunião 18 de Julho de 2012


Reunião do Prodocência – Dia: 18. 07. 12

A reunião foi iniciada às 19:30 com a reflexão da música de Marisa Monte (Gentileza) em que foi colocado o ponto de vista dos monitores a letra da música. Posteriormente, demos início à pauta com a seguinte pergunta: como nós, pedagogos, podemos articular o laboratório ás licenciaturas? Pensamos sobre a pergunta e a partir desta foi dado alguns encaminhamentos que serão apresentados ao final da memória da reunião.
Pauta e pontos discutidos:

1- Conversa informal com os professores (Liana e Josenildo) e a diretora da Faculdade de Educação (Auxiliadora) no que tange a organização dos livros disponíveis no Laboratório de Práticas.
*Para este ponto foi discutido:
- Definir critérios para uso do material do laboratório de práticas;
- Organizar o ambiente dividindo os materiais que poderão ser doados as escolas e a coleta seletiva;
- Organizar uma ata de empréstimo dos materiais do laboratório de práticas;
- Divulgação do Prodocência e do Laboratório de Práticas;
- Visitação ao Laboratório da Criança: Academia da Criança;
- Conversar com os professores do Seminário temático I e II para construírem com os alunos o material da disciplina e entregá-los ao Laboratório de Práticas;

2- Ampliar para as outras licenciaturas em que os monitores do Prodocência sejam envolvidos no trabalho das outras licenciaturas, havendo assim, uma troca de experiências.
*Para este ponto decidimos que:
- Fará uma oficina em que abrangerá alunos da geografia e da pedagogia onde abrirá 10 vagas para cada licenciatura. Será realizado nos dias: 01. 08. 12 (quarta-feira) e 08. 08. 12 (quarta-feira) à tarde;
-  Articular com a disciplina de estágio;
- Ligação com as escolas através do Programa Iniciação à Docência (PIBID);
- Oficina de intercâmbio com as outras licenciaturas (estagiários): química, física, letras, geografia, matemática e história.

3- Encaminhamentos:
- Próximo encontro na quarta-feira (25. 07. 12);
- Organizar o laboratório separando os materiais duráveis e não-duráveis;
- Solicitar a Secretaria (Prefeitura Pública) o carro da coleta seletiva para o recolhimento do material que não serão utilizados no Laboratório de Práticas;
- Pensar na decoração da sala;
- Divulgar o Prodocência nas salas de aula do curso de Pedagogia;
- Entrar em contato com os demais monitores do Prodocência que não compareceram a reunião.








Para acessar todas as fotos acesse:


https://plus.google.com/photos/100688370607655498577/albums/5766891930889697025?authkey=CKKSnP3U7rjACg

terça-feira, 17 de julho de 2012

Reunião 10 de Julho de 2012

Data 10/07/2012                      
Responsáveis pelo encontro: Regina, Márcia e Brígida

OBJETIVO(S):
Apresentar a Coordenação aos monitores e verificar a continuação da participação dos monitores
envolvidos.

Pontos definidos:
  • As reuniões serão realizadas semanalmente, sendo que, na próxima semana será à tarde e na semana seguinte será à noite e assim sucessivamente Essa definição partiu do grupo para atender as diferentes necessidades dos participantes.
  •  Os monitores que participaram da reunião permanecerão do grupo:
Valquíria Gomes Duarte
Edilene da Silva Oliveira
Juliana Maria da Silva
Mariluze Riani Diniz dos Santos
Sheila Beatriz da Silva Fernandes
Sonally Albino da Silva Bezerra
Maquézia Emília de Morais


Encaminhamentos monitores e coordenação:

·         Organizar os espaços do laboratório focando a eliminação de materiais que não possuem durabilidade.

·         Plano de trabalho – Definir na próxima reunião 18 de Julho.

·         Organizar pastas com materiais de estudo – definir textos

·         Definir o secretário do dia para elaboração do resumo de cada reunião

·         Reflexão apresentada por Márcia para ajudar a definição do Plano de Trabalho:

Como nós, pedagogos, podemos articular o laboratório às licenciaturas ?

§  Eixo articulador – os recursos
§  Verificar alguns referenciais para fundamentar a proposta

- Encaminhamentos da coordenação:
  • Será necessário abrir Edital para novos Monitores·?
  •  Ampliar para as outras licenciaturas
  • ·Fazer articulação com outros espaços:
  • · Oficina: Laboratório de Prática e Laboratório de informática
o   Estágio (Coordenação Normândia)
o   PIBID (Francisca Cabral)
o   Jordanes (prof. Tecnologias) – Elza
o   Oficinas (Licenciatura): Estagiários       
o   química
o   Física
o   Letras
o   Geografia
o   Matemática
o   História
·         Biblioteconomia (articular)
FREQUÊNCIA:

Márcia Betânia Oliveira
Brígida Lima Batista Felix
Valquíria Gomes Duarte
Edilene da Silva Oliveira
Juliana Maria da Silva
Mariluze Riani Diniz dos Santos
Sheila Beatriz da Silva Fernandes
Soraly Albino da Silva Bezerra
Maquisia Emília de Morais
Regina Santos Young




Reunião 10 de Julho de 2012

Data 10/07/2012                      
Responsáveis pelo encontro: Regina, Márcia e Brígida

OBJETIVO(S):
Apresentar a Coordenação aos monitores e verificar a continuação da participação dos monitores
envolvidos.

Pontos definidos:
  • As reuniões serão realizadas semanalmente, sendo que, na próxima semana será à tarde e na semana seguinte será à noite e assim sucessivamente Essa definição partiu do grupo para atender as diferentes necessidades dos participantes.
  •  Os monitores que participaram da reunião permanecerão do grupo:
Valquíria Gomes Duarte
Edilene da Silva Oliveira
Juliana Maria da Silva
Mariluze Riani Diniz dos Santos
Sheila Beatriz da Silva Fernandes
Sonally Albino da Silva Bezerra
Maquézia Emília de Morais


Encaminhamentos monitores e coordenação:

·         Organizar os espaços do laboratório focando a eliminação de materiais que não possuem durabilidade.

·         Plano de trabalho – Definir na próxima reunião 18 de Julho.

·         Organizar pastas com materiais de estudo – definir textos

·         Definir o secretário do dia para elaboração do resumo de cada reunião

·         Reflexão apresentada por Márcia para ajudar a definição do Plano de Trabalho:

Como nós, pedagogos, podemos articular o laboratório às licenciaturas ?

§  Eixo articulador – os recursos
§  Verificar alguns referenciais para fundamentar a proposta

- Encaminhamentos da coordenação:
  • Será necessário abrir Edital para novos Monitores·?
  •  Ampliar para as outras licenciaturas
  • ·Fazer articulação com outros espaços:
  • · Oficina: Laboratório de Prática e Laboratório de informática
o   Estágio (Coordenação Normândia)
o   PIBID (Francisca Cabral)
o   Jordanes (prof. Tecnologias) – Elza
o   Oficinas (Licenciatura): Estagiários       
o   química
o   Física
o   Letras
o   Geografia
o   Matemática
o   História
·         Biblioteconomia (articular)
FREQUÊNCIA:

Maria Betânia Oliveira
Brígida Lima Batista Felix
Valquíria Gomes Duarte
Edilene da Silva Oliveira
Juliana Maria da Silva
Mariluze Riani Diniz dos Santos
Sheila Beatriz da Silva Fernandes
Soraly Albino da Silva Bezerra
Maquisia Emília de Morais
Regina Santos Young




Reunião 10 de Julho de 2012

Data 10/07/2012                      
Responsáveis pelo encontro: Regina, Márcia e Brígida

OBJETIVO(S):
Apresentar a Coordenação aos monitores e verificar a continuação da participação dos monitores
envolvidos.

Pontos definidos:
  • As reuniões serão realizadas semanalmente, sendo que, na próxima semana será à tarde e na semana seguinte será à noite e assim sucessivamente Essa definição partiu do grupo para atender as diferentes necessidades dos participantes.
  •  Os monitores que participaram da reunião permanecerão do grupo:
Valquíria Gomes Duarte
Edilene da Silva Oliveira
Juliana Maria da Silva
Mariluze Riani Diniz dos Santos
Sheila Beatriz da Silva Fernandes
Sonally Albino da Silva Bezerra
Maquézia Emília de Morais


Encaminhamentos monitores e coordenação:

·         Organizar os espaços do laboratório focando a eliminação de materiais que não possuem durabilidade.

·         Plano de trabalho – Definir na próxima reunião 18 de Julho.

·         Organizar pastas com materiais de estudo – definir textos

·         Definir o secretário do dia para elaboração do resumo de cada reunião

·         Reflexão apresentada por Márcia para ajudar a definição do Plano de Trabalho:

Como nós, pedagogos, podemos articular o laboratório às licenciaturas ?

§  Eixo articulador – os recursos
§  Verificar alguns referenciais para fundamentar a proposta

- Encaminhamentos da coordenação:
  • Será necessário abrir Edital para novos Monitores·?
  •  Ampliar para as outras licenciaturas
  • ·Fazer articulação com outros espaços:
  • · Oficina: Laboratório de Prática e Laboratório de informática
o   Estágio (Coordenação Normândia)
o   PIBID (Francisca Cabral)
o   Jordanes (prof. Tecnologias) – Elza
o   Oficinas (Licenciatura): Estagiários       
o   química
o   Física
o   Letras
o   Geografia
o   Matemática
o   História
·         Biblioteconomia (articular)
FREQUÊNCIA:

Maria Betânia Oliveira
Brígida Lima Batista Felix
Valquíria Gomes Duarte
Edilene da Silva Oliveira
Juliana Maria da Silva
Mariluze Riani Diniz dos Santos
Sheila Beatriz da Silva Fernandes
Soraly Albino da Silva Bezerra
Maquisia Emília de Morais
Regina Santos Young




Laboratório Antes da Reestruturação





















Para acessar todas as fotos, clique no link:

 Album Laboratório Antes da Reestruturação